1 de maio de 2011

Qui si mangia bene

Uma coisa que mamãe Inês não precisa se preocupar é se eu estou me alimentando bem por aqui!
Já comentei em outros posts sobre a arte de sentar-se à mesa, de convidar amigos para comer em casa, de presentear amigos com coisas feitas por nós mesmos.  
Eu particularmente acho tudo isso lindo, de bom gosto e bom tom, e aqui na Itália - principalmente no sul - é muito praticado e cultivado como tradição. Claro que os brasileiros também adoram cozinhar, comer e afins, mas me refiro mais ao apego que os italianos tem com essas coisas. É bonito ver eles organizando jantares cada fim de semana na casa de um, cada um cozinha uma coisa típica da sua região, as mães que mandam coisas feitas por elas mesmas, como o macarrão, o vinho, o azeite, o molho de tomate, de pesto...tudo feito em casa!
Mangi che fa bene!




A produção 

Os variados tipos de massa e de acompanhamento, e o pão e vinho em mesa, que não podem faltar!

Os doces

E em Bolonha conheci um prato e um hábito que eu nunca tinha visto e nem ouvido falar: o Piatto dell'amicizia. É basicamente uma coisa típica bolonhesa, em que os amigos dividem o mesmo prato - literalmente - e comem todos juntos. A pasta vem em um prato gigante (pela foto não dá pra ver o tamanho) e todos com garfo em mãos, mandando ver! São aqueles 5 minutos de silêncio na mesa, afinal, todo mundo quer comer e tem medo de ficar sem!


Encontrei esse vídeo que mostra como é o prato, ou melhor, o costume - de uma forma um tanto quanto bruta - mas se é assim que manda a tradição...vamos lá!




Nenhum comentário:

Postar um comentário