5 de março de 2010

Andalucia...apaixonante!!!

O Touro, que virou símbolo da Espanha - e que é seu principal souvenir.
 Esse "outdoor" pode ser encontrado de norte a sul das estradas espanholas
Paris, Madrid, Lisboa...capitais, com muitos monumentos, muita história, muita gente. Cidades grandes que de fato tem muita coisa pra ver e oferecer aos turistas. Claro que elas me encantam. Mas as pequenas...essas sim fazem meus olhos brilharem diante do dia-a-dia de verdade, do cotidiano, com aquelas ruinhas, as pequenas praças, o bate-papo dos mais antigos moradores.
Depois da decisão de ficar por aqui mesmo e não passar minhas últimas semanas viajando, o que me resta é tentar aproveitar ao máximo as pessoas e os lugares daqui de Andalucia. Minha escolha para o fim de semana passado foi viajar por uns poucos dias para conhecer cidades pequenitas dessa região tão rica em arte, assim mesmo, meio sem destino, sem hora, só mesmo com algumas poucas roupas, um carro alugado e claro, con las ganas...ou seja, com muita vontade de viajar e disfrutar!
Partimos então pra nossa primeira parada: Córdoba. Uma cidade que ganhou pontos e publicidade gratuita com a gente, de tanto que gostamos e ficamos encantados com aquela cidadezinha não tão pequena assim, mas com uma arquitetura incrível, mesquita, igrejas, pequenas praças e ruelas, uma cidade que eu posso dizer que moraria. Ah, e o mais gostoso era se perder pelas ruas e descobrir novos lugares, novos bares pra sentar, comer, beber e admirar como são as pessoas dali.

 


Os arcos da mesquita

     Um jardinzinho perdido no meio do nada
     Ruinas romanas 

Após uma noite num hostel, seguimos para um lugar chamado Jaén, onde tem uma catedral bonita, um castelo bacana., um café maravilhoso, mas não tem aquele charminho que vimos antes e que esperávamos depois. De qualquer maneira, foi ali que passamos o dia - e a noite - que diga-se de passagem foi toda uma aventura. Dormimos dentro do carro (o que é comum pelos jovens na Europa, já que não é violento e perigoso como no Brasil) estacionado no ponto mais alto da cidade, ao lado do castelo. Eu morri de medo - das pessoas e do cenário, que de dia era lindo, mas pela noite era meio assustador, mas, valeu a pena só por dormir vendo as luzes da cidade e acordar com o nascer do sol, iluminando tudo!



Depois de Córdoba e Jaén, seguimos para pueblos menores ainda, Écija e Carmona. Écija me encantou também. É super pequena, e carrega uma atmosfera tão agradável, que não dá vontade de ir embora. Uma cidade predominantemete de velhinhos. E é possível encontrar com eles em todos os cantos na praça, nos bares, na feira. E isso é uma das coisas que me faz feliz nas viagens que faço. Conhecer pessoas nativas é um espetáculo de cultura e aprendizado. 
Écija, além de ser conhecida pelo grande número de torres e igrejas é famosa pelo clima, a frigideira de Andalucia. Dizem que é o lugar mais quente dali...
Por lá almoçamos pela bagatela de 2 euros, uma tapa mais uma cervejinha. Sensacional!!!.




E depois de Écija, fomos para Carmona. Uma cidade construída ao redor de uma muralha, o seu ponto turístico mais forte. Não deu pra passear tanto como eu queria, já que estava chovendo muito, mas deu pra ver um pouco de lá...






Agora, de volta a Sevilla, disfrutarei da última semana do que eu posso rotular como a melhor fase da minha vida...
Let's enjoy!

Nenhum comentário:

Postar um comentário