5 de novembro de 2009

Flamenco

O flamenco tem sua origem fortemente influenciada pelos ciganos, e com certeza é totalmente associada à Espanha - e quem conhece um pouquinho melhor, associa essa arte à Andalucia. 
Mas, o que quase ninguém imagina é que essa arte é completamente viva até os dias de hoje por aqui. Claro que nenhuma espanhola anda pelas ruas com aqueles trajes (a não ser na Feria de Abril ou outra festa típica), mas até agora, durante minha estadia aqui, posso afirmar que é muito fácil ver as moças treinando com os meninos na beira do Guadalquivir, por exemplo, ou em um botellón. Por brincadeira - e até para fazer um charminho um para o outro - eles estão em praças, na beira do rio, perto da torre... E o bonito é que todo mundo baila flamenco, desde crianças até os idosos - homens e mulheres. 
Um outro dia eu estava atravessando a ponte de Triana, e vejo um menininho dançando. Juro, ele era muito pequenino e estava lá, girando os bracinhos pra cima, toda charmosinho...foi um dos momentos que mais me sinto triste de não estar com uma máquina fotográfica em mãos!

Aqui em Sevilla tem vários Tablaos de Flamenco, que são casas que oferecem espetáculos, pagos ou não. Geralmente essas casas são razoavelmente caras e tentam fisgar os turistas desavisados, mas quem mora aqui sabe que todas as quintas tem T de Triana e diariamente tem La Carboneria, duas casas muito boas e totalmente gratuitas. 
Eu vou às quintas no T de Triana, de graça e do ladinho da minha casa! Nesse lugar tem o espetáculo completo, com 2 bailaoras, um cantaor, um na guitarra e um no cajón, e o melhor é que depois da apresentação "oficial", esses artistas liberam o palco pra quem quiser mostrar a sua arte. E o espectadores manda muito bem...



Vitrine na rua sevillana

                   La Carboneria










E aqui vai um vídeo que fiz no T de Triana



Nenhum comentário:

Postar um comentário