27 de outubro de 2009

Por Marrocos


Uma viagem ao Marrocos não poderia ter outra definição que não seja a confirmação de tudo que você aprendeu na escola desde pequena, em relação aos lugares, às pessoas e aos hábitos.
Passar uns dias em Marrocos foi uma experiência fantástica! Visitei 4 cidades: Ceuta, que apesar de ser território espanhol até hoje, está localizada na África, Tetuán, Tánger e Chef Chaouen.
Todas elas são maravilhosas por natureza, são históricas, comerciais, religiosas, misteriosas - às vezes até românticas - e possuem todas as características árabes: língua, construções, religião, vestimentas, comidas e outras coisas.
Ceuta, é por onde chegamos - saimos de Algeciras, na Espanha  e chegamos em Ceuta - passando pelo famoso Estreito de Gibraltar, é uma cidade muito charmosinha e com um clima bem agradável. Tetuán, Tanger e Chef Chaouen são semelhantes quanto a estrutura da cidade e nelas sim é possível vivenciar a verdadeira vida marroquina, que ao contrário do que eu pensava, muito do que sabemos e pensamos sobre eles é a realidade, e não só estereótipo!!!

As cidades são aparentemente pobres, as casas são nos morros e muito - muito mesmo! - pequenas, com portas que somos obrigados a nos abaixar para entrar, como se fossem ocas, e não há saneamento e tampouco a higiene que estou acostumada a ver em relação às ruas, mercados e feiras. Aliás, nessas 3 cidades, essa parte das feiras e mercados, que são abertos, é até lamentável de tão sem higiene. Foi fácil ver ratos e coisas estranhas e estragadas no chão.
Ah, mas o pior de tudo era ter que comer depois de passar por entre essas feiras e mercados, afinal, de onde é que vinha as comidas dos restaurantes?! Pois é...rs

Outra coisa interessante é que eles são muito bons vendedores, querem vender tudo que podem e o melhor é que você escolhe o preço, é quase um “quer pagar quanto”?! heheh. Claro que eu pechinchei muuuito!!!
Ah, e pra quem acha que a nossa moeda é desvalorizada, esqueça! Lá um euro equivale a cerca de 11 ou 12 Dirhams, a moeda marroquina.
Enfim, foi uma viagem maravilhosa e super emocionante, principalmente no momento que estávamos atravessando o Estreito de Gibraltar foi uma sensação muito boa estar naquele lugar lindo que eu ouço falar tanto desde pequena! Era olhar para trás e ver as montanhas européias e olhar para frente se deparar com a África!!!

Estreito de Gibraltar - Algeciras para Ceuta
Farol de divisão entre o Oceano Atlântico e o Mediterrâneo
Especiarias

Definitivamente o melhor chá que já provei
Palácio Real - Tánger
Coca-Cola árabe

Gruta de Hércules - Tánger

Portela das casas marroquinas
Campesinas em feira

3 comentários:

  1. Que máximo, Lú!!!!
    Experiência incrível!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ual!!! Sem comentários!!
    Amei vc andando de camelo!!
    rs

    ResponderExcluir
  3. vc galopou de camelo????
    honra a familia aí hein.... mete a espora no bichão e sai galopando.....
    camelo galopa??? rsrsrsrsrs
    beijo!!!!

    ResponderExcluir